Nos dias 30 e 31 de maio, colaboradores da FAHOR participaram do ENEP 2025 — Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação, realizado no Colégio Evangélico Panambi, em Panambi (RS).
O evento reuniu educadores de diversas instituições com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas e os desafios contemporâneos da educação, por meio de palestras, espaços de inspiração e momentos de troca de experiências.
As professoras Dra. Ana Paula Ceccato e a Dra. Romeri Henn, que coordenam o NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico da FAHOR representaram a Instituição, na companhia das Coordenadoras do CFJL e de um grande número de Instituições da Rede Sinodal de diversos municípios do sul do Brasil.
Entre os destaques do primeiro dia, estiveram:
- A palestra “O Futuro da Educação: IA como parceira da Gestão Pedagógica”, com o professor Vinícius Serafim, que proporcionou uma reflexão sobre o uso estratégico da Inteligência Artificial no ambiente educacional;
- A palestra “Neurociência e Educação: Desvendando o Protagonismo Estudantil para Melhorar o Desempenho e a Reputação Acadêmica”, com a Dra. Carla Tieppo, abordando o papel das emoções e vínculos no desenvolvimento humano;
- Diversos “Espaços de Inspiração”, que trataram de temas como educação baseada em evidências, gestão escolar, inteligência artificial, o novo ensino médio e construtividade na educação infantil.
No segundo dia, o painel “Desempenho Acadêmico, Empenho com a Vida: avaliação integral dos sujeitos”, com representantes do Colégio Martin Luther, trouxe reflexões sobre a avaliação como um instrumento de desenvolvimento integral.
O encerramento do evento foi marcado pela palestra “Criatividade Organizacional e Liderança”, ministrada por Rodrigo de Barros, que ressaltou o papel das emoções no estímulo à criatividade dentro das organizações educacionais.
A FAHOR agradece à Rede Sinodal de Educação e ao Colégio Evangélico Panambi pela excelente organização e acolhida, bem como pela qualidade dos conteúdos e experiências proporcionadas. Momentos como este fortalecem os vínculos e promovem o desenvolvimento contínuo dos educadores.