
A disciplina de Estratégias Mercadológicas, ministrada pelo professor Marcelo Blume, recebeu recentemente a participação especial do especialista em marketing estratégico Daniel Ribeiro. Ex-aluno do professor Marcelo, Daniel é hoje gerente de marketing da São José Industrial e diretor de comitês da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro. Ele compartilhou sua trajetória profissional e experiências práticas com os estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Econômicas da FAHOR.
A atividade faz parte do projeto de extensão curricular “Consultoria Empresarial”, no qual os estudantes, organizados em grupos, desenvolvem um diagnóstico mercadológico e propõem estratégias de melhorias para empresas reais, com foco nos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Essas consultorias são elaboradas com acompanhamento do professor e apresentadas aos representantes das empresas ao final da disciplina.
Durante sua fala, Daniel abordou a importância de alinhar estratégias digitais e presenciais, destacando que as marcas precisam ser verdadeiras em todos os pontos de contato com o público e que não necessariamente o que funciona para um cliente funcionará para outro: “ O desafio é nos tornarmos cada vez mais relevantes para os nossos negócios e onde buscar inspiração”, afirmou.
Ele também compartilhou sua vivência na organização de grandes eventos como Fenasoja e Expofeira, destacando o papel do marketing rural na valorização do produtor e na construção de marcas com propósito. “Não é só o que você faz. É pra quem você faz”, destacou Daniel, incentivando os alunos a pensarem com empatia e foco no cliente.
Além de Daniel, a disciplina já recebeu outros profissionais convidados, como Rogério Engel, da Agren Agronegócios, Rogério Richter da IMAK, proporcionando aos estudantes contato direto com profissionais do mercado e com os desafios reais das organizações.
Essa troca entre teoria e prática reforça o compromisso da FAHOR com uma formação voltada para o mercado, conectando os estudantes com a realidade das empresas e preparando-os para atuarem com responsabilidade e inovação.
