
Na FAHOR, aprender vai muito além da sala de aula. Um exemplo claro disso está nas atividades da disciplina de Projetos de Instalações Industriais, que, a partir de um projeto de extensão, desafia os estudantes das engenharias química, de produção e mecânica a levarem seus conhecimentos teóricos para dentro das empresas.
A proposta é ousada e prática: os alunos analisam plantas industriais reais, identificam oportunidades de melhoria — especialmente relacionadas ao layout fabril — e, com base nisso, desenvolvem relatórios técnicos e maquetes físicas que simulam as novas soluções propostas.
Segundo a professora responsável, Eliane Garlet, esse processo vem sendo desenvolvido ao longo do ano, com início nos conteúdos teóricos e avanço para a escolha das empresas que poderiam se beneficiar com intervenções de layout. “As maquetes são a etapa final, onde os alunos materializam as melhorias sugeridas nos relatórios, tornando visível e palpável o impacto das propostas”, destaca.
Neste semestre, quatro grupos participaram do projeto de extensão. A apresentação acontece nesta sexta-feira, 04.07, em uma mostra interna que ocorrerá no Laboratório de Produção, Operações e Processos (LAPOP), para que outros estudantes e professores possam conhecer as propostas de reestruturação industrial.
Entre os projetos, está a maquete do grupo que analisou o prédio Centro de Laboratórios e Projetos Especiais, Prof. Eng. Mecânico Mestre Adalberto Lovato, que está localizado no Campus. A mostra é um momento importante para compartilhar aprendizados, exercitar a argumentação técnica e valorizar o conhecimento aplicado na prática, consolidando o compromisso da FAHOR com a formação de engenheiros preparados para inovar e transformar o mercado.