
O professor Alexandre Garcia, que integra o corpo docente dos MBAs da FAHOR, foi destaque recentemente no jornal Zero Hora, no caderno “Campo e Lavoura”, com um projeto inovador voltado ao cooperativismo de crédito. A metodologia, testada na cooperativa Certel, será apresentada na 5ª Conferência Global de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que ocorre de 8 a 11 de julho, em Montreal, no Canadá.
A pesquisa desenvolvida por Garcia foca no engajamento de cooperados em ações sustentáveis, com uma abordagem que une estatística, softwares, análise de conteúdo e participação ativa. A iniciativa parte da premissa de que os cooperados devem ser vistos como “donos do negócio” e, com base em dados reais, desenha soluções alinhadas às expectativas das comunidades.
Além da atuação em pesquisa, Alexandre que também é referência em formação de lideranças, no mês passado conduziu a disciplina Cultura Organizacional no Cooperativismo de Crédito com a turma do MBA em Gestão de Negócios Cooperativos, oferecido pela FAHOR em parceria com a SETREM e Instituto Sinodal da Paz, em Santa Rosa in company para a Sicredi União RS/ES. O encontro foi marcado por uma abordagem dinâmica e vivencial, reforçando os valores cooperativistas e a inovação na gestão.
Garcia também esteve presente no Lançamento do SIEF 2025, em abril, com uma palestra provocativa sobre criatividade, identidade e inovação. Em suas palavras: “Inovar não é só para engenheiros ou cientistas. A confeiteira também inova quando cria doces diferentes para os mesmos clientes”.
E a conexão com o SIEF não para por aí: Alexandre Garcia será o palestrante da cerimônia de premiação do Prêmio SIEF de Empreendedorismo e Inovação, que ocorre em 6 de novembro de 2025, com o tema “Construindo um Futuro Inovador e Empreendedor”. (esta parte talvez tenha que ser substituida por algo como: "E a conexão com a FAHOR não para por aí: em breve teremos nova presença de Alexandre Garcia na região."
Com presença marcante em iniciativas nacionais e internacionais, o professor segue contribuindo com a construção de um ecossistema cooperativista mais inovador, protagonista e conectado à realidade.
