Na noite da última quarta-feira, estudantes dos cursos de Engenharia da FAHOR participaram de uma palestra ministrada pelo engenheiro de Produção Mecânica Eng. Fábio Chaves, gestor institucional do CREA-RS. Representando a presidente do Conselho, engenheira ambiental Nanci Walter, Fábio abordou o papel fundamental do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia na valorização e proteção das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Eng. Fábio, deu ênfase sobre a importância do registro profissional dos engenheiros que auxilia na fiscalziação de obras e atuação profisional ilegal que impactam na categoria.
Durante o encontro, realizado no campus da FAHOR, o palestrante apresentou aos estudantes ingressantes das Engenharias, o funcionamento do CREA/RS, destacou dados sobre o trabalho de fiscalização, e esclareceu dúvidas sobre o processo de solicitação de registro profissional. Fábio reforçou que o CREA atua tanto na valorização da carreira dos engenheiros quanto na proteção da sociedade, por meio da fiscalização do exercício legal das atividades técnicas.
Entre os números apresentados, chamou atenção o balanço das ações mais recentes do Conselho: 2.028 diligências atendidas, 8.121 empreendimentos fiscalizados, 98 novos registros gerados após fiscalização, 930 profissionais contratados e 5.690 leigos fiscalizados. Atualmente, o CREA/RS conta com mais de 86 mil profissionais registrados, 26 mil empresas e 72 entidades de classe em todo o estado, organizadas em 44 inspetorias regionais, divididas em 11 zonas. A inspetoria mais próxima da FAHOR está localizada em Santa Rosa.
O Eng. Fábio também compartilhou sua experiência pessoal como egresso do curso de Engenharia de Produção da Unisinos, turma de 2016, em que foi o único entre 35 formandos a solicitar o registro profissional, movimento que sempre percebeu ser importante. "O CREA fiscaliza o exercício legal da profissão. Isso garante que a engenharia cumpra seu papel com responsabilidade e, assim, protege a sociedade", enfatizou.
O bate-papo também envolveu orientações práticas sobre como fazer o registro — presencial ou online — e desmistificou a visão de que o CREA é apenas um órgão taxativo. Pelo contrário: segundo o palestrante, o Conselho oferece suporte, representação e oportunidades de crescimento profissional para os engenheiros.
Em nome da FAHOR o Prof. Sirnei Kach, agradece a presença do CREA/RS e reforça a importância do diálogo entre instituições de ensino e conselhos profissionais, como forma de ampliar a consciência crítica e a preparação dos futuros engenheiros para o mercado de trabalho.