Design sem nome (71).png

Entre os dias 2 e 5 de junho de 2025, a FAHOR, em parceria com a Mira Labs, recebeu Nei Maldaner (@inema.tds), um dos principais nomes da tecnologia da informação no Brasil, para uma programação especial sobre Transformação Digital e Inteligência Artificial. 

Reconhecido nacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Rio Grande do Sul — sendo, inclusive, apontado como um dos principais responsáveis por desenvolver a Microsoft no Estado e impulsionar o setor de TI —, Nei retornou à região após décadas. Sua presença foi motivo de celebração, tanto para a FAHOR quanto para a comunidade regional. 

A programação teve início com a palestra “Transformação Digital: uma revolução ao seu alcance”, realizada na noite do dia 2 de junho, no Auditório do Campus Arnoldo Schneider. O evento reuniu estudantes de ensino médio e superior, egressos, empresários e profissionais interessados em compreender como as ferramentas digitais podem potencializar carreiras e negócios. 

Durante sua fala, Nei destacou que o profissional do futuro precisa dominar um tripé essencial: comunicação com máquinas, automação empreendedora e psicologia humana. “Atrás dos computadores, tem gente. Sempre trabalhei a tecnologia baseada em comportamento”, ressaltou. 

Outro ponto importante foi o papel da influência no mundo contemporâneo: “Hoje quem manda no mundo é a influência, não o dinheiro. E eu consigo influenciar muita gente pelo canal”, destacou, referindo-se ao impacto das redes sociais e da automação de negócios. 

Maldaner também abordou a importância de entender os algoritmos para gerar resultados eficientes: “É fácil vender pela internet quando se conhece o comportamento humano aliado ao algoritmo. É preciso entender a ferramenta além do sistema, ativar gatilhos de atenção e engajamento.” 

A palestra ainda apresentou conceitos práticos de Inteligência Artificial, como a criação de avatares e o uso de plataformas como a Gamma, além de explicar o conceito de RAG (Retrieval-Augmented Generation), que permite treinar modelos de IA de maneira avançada. 

O curso intensivo, com carga horária de 24 horas, foi desenvolvido nas manhãs e tardes dos dias 3 a 5 de junho, aprofundando os conteúdos apresentados e capacitando os participantes para o uso prático de ferramentas digitais inovadoras que podem transformar negócios, otimizar processos e facilitar o dia a dia profissional. 

Como forma de reconhecimento e agradecimento pela sua contribuição histórica e pela presença marcante na FAHOR, o vice-diretor Marcelo Blume fez a entrega de dois presentes simbólicos a Nei Maldaner: 

🍷 um vinho produzido com apoio da Inteligência Artificial, produzido pela Casa Tertúlia, representando a inovação regional; 

🌱 e uma muda de Ipê, cultivada nas estufas da FAHOR — estruturas que são uma marca da instituição e dão nome à Avenida das Indústrias, endereço do campus. A ideia é que Nei possa plantar o Ipê em seu sítio, eternizando a memória de sua passagem por Horizontina e o fortalecimento dos vínculos com a região. 

A FAHOR agradece a Nei Maldaner e à Mira Labs pela parceria, que proporcionou uma semana de intenso aprendizado, inspiração e conexão entre tecnologia, educação e comunidade.