O artigo "O que mantém nossos estudantes conectados? Uma pesquisa social de abordagem mista", de autoria dos professores  Dra. Ana Paula Cecatto, Dra. Rosemeri Henn e Me. Marcelo Blume, da Faculdade Horizontina (FAHOR), foi aceito para publicação na revista Research, Society and Development.

A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2024 com 51 estudantes da graduação, e coordenada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da FAHOR. O objetivo foi compreender como os estudantes percebem a comunicação com os docentes e os vínculos interpessoais no ambiente acadêmico, e como esses fatores impactam sua vivência universitária.

Os resultados indicam que, embora a comunicação docente seja considerada satisfatória, os estudantes demonstram a necessidade de aulas mais interativas e com maior escuta ativa. Os vínculos com colegas e professores também se mostraram decisivos para o sentimento de pertencimento, o engajamento e a motivação para seguir no curso. Experiências marcantes relatadas pelos participantes envolvem atividades práticas, projetos, visitas técnicas e momentos de convivência.

Os dados do estudo foram amplamente discutidos durante a Semana Pedagógica de 2025, servindo como subsídio para reflexões sobre práticas pedagógicas e estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento da permanência estudantil. O trabalho contribuiu para lançar luz sobre como os estudantes estão se sentindo e apontou caminhos para transformar esse diagnóstico em ações concretas dentro e fora da sala de aula.

A publicação que já está disponível e pode ser conferida em inglês, pelo link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/49254 , reafirma o compromisso da FAHOR com a formação integral dos estudantes e com a construção de um ambiente acadêmico acolhedor, participativo e socialmente comprometido.

artigo