Sem sombra de dúvidas, o ciclo de palestras promovidas pelo Diretório Acadêmico – DAFH foram o destaque da terceira Semana Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica realizada entre os dias 6 a 10 de setembro de 2004.

No dia 08 de setembro, tendo por tema “A importância da Engenharia Mecânica no sucesso do Agronegócio”, os senhores, Engenheiro Mecânico José Inácio Rad (MGR – soluções em engenharia), Dr. Arno Dallmeyer (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria) e Engenheiro Mecânico Marlon Adami (John Deere Brasil – Horizontina) promoveram um importante debate que contou com a ativa participação de convidados e acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica da FAHOR. Entre os convidados há que se destacar a presença do Diretor de Marketing para América Latina e América do Sul da John Deere Sr. Paulo Hermann.

Como resultado conclui-se que apesar de a participação dos engenheiros mecânicos ser recente no Brasil, muitos avanços foram alcançados graças a sua participação na solução de problemas do setor de mecanização agrícola, existindo ainda um vasto campo de oportunidades para o melhoramento com a introdução novas tecnologias e inovações demandando muito trabalho e criatividade por parte dos profissionais das áreas envolvidas nesse setor, entre eles, os engenheiros mecânicos.

Na opinião dos debatedores evidenciou-se a parca produção bibliográfica produzida no país relacionada ao tema “desenvolvimento de máquinas agrícolas” ou “projeto de máquinas agrícolas” fazendo-se necessário a produção de material por parte das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa em torno dessa temática.

O ciclo de debates da Semana Acadêmica foi encerrado no dia 09 de setembro com o tema “O empreendedorismo na Engenharia”. Convidados a promoverem o debate, a Engenheira Eletricista Nilza Zampieri (Professora da UFSM), o Engenheiro Mecânico Miguel Neves de Camargo (Professor da UFSM) e o Engenheiro Agrícola Amílcar Centeno (John Deere Brasil – Horizontina) sucederam-se com muita propriedade abordando aspectos do empreendedorismo.

Os debatedores, profissionais com larga vivência no ramo da engenharia, além de servir de modelo para os acadêmicos trouxeram exemplos de sua vida profissional enaltecendo aspectos como a pró-atividade, o relacionamento, a busca por oportunidades e a constante atualização do conhecimento.

Destaca-se também a boa participação dos acadêmicos da Faculdade Horizontina bem como a seriedade e o elevado grau de organização da equipe diretiva do Diretório Acadêmico da FAHOR – DAFH, que conduziram com maestria os eventos contando com o apoio da coordenação do curso de Engenharia Mecânica.