
A atividade “Experiência com Sentido(s)” proporcionou aos estudantes da FAHOR momentos de reflexão e sensibilização a partir de vivências práticas que simulam os desafios enfrentados por pessoas com deficiência múltipla, intelectual e/ou sensorial.
Promovida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), conduzido pelas professoras Dra. Ana Paula Cecatto e Dra. Rosemeri Henn, a proposta integrou o Tema Transversal: Acessibilidade e Inclusão e foi realizada no Hall do Prédio CA, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Em quatro estações interativas, os participantes experimentaram situações relacionadas à sobrecarga sensorial, coordenação motora fina, compreensão de instruções complexas e à percepção do mundo sem o uso da visão. A iniciativa buscou provocar empatia, estimular o respeito às diferenças e incentivar o engajamento em práticas inclusivas dentro e fora da vida acadêmica.
A atividade foi bem recebida pelos estudantes, que elogiaram a proposta e destacaram a importância de experiências como esta para ampliar o olhar sobre acessibilidade e inclusão. Houve intensa troca de percepções e debates, reforçando a mensagem de que “compreender é incluir”.
Segundo a professora Dra. Ana Paula Cecatto, “atividades como esta ampliam o olhar dos nossos estudantes, ajudando-os a compreender a diversidade e a desenvolver competências socioemocionais que impactam diretamente sua vida acadêmica e futura atuação profissional”.
Com iniciativas como esta, a FAHOR reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural, que valoriza a diversidade e promove a participação de todas as pessoas.