WhatsApp Image 2025-08-18 at 16.36.59.jpeg

 

Uma comitiva da FAHOR, formada pelo vice-diretor Marcelo Blume e os coordenadores Jonas Silva, Sirnei Kach e Geovane Webler, esteve em São Leopoldo para conhecer de perto as estruturas de apoio a inovação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Sensoriamento e Calibração e do Centro de Competência Embrapii para Agricultura Digital.

Os representantes do time FAHOR foram recebidos pelo Dr. Carlos Eduardo Both Pereira, Cientista Chefe do Centro Centro de Competência Embrapii para Agricultura Digital e pelo Dr. Carlos Solon Júnior pesquisador do SENAI. Os laboratórios da instituição atendem às mais rígidas especificações metrológicas internacionais e são referência nacional em serviços de calibração, medição e ensaios de alta complexidade, contando com infraestrutura de excelência e equipe altamente qualificada.

O Centro de Competência Embrapii para Agricultura Digital, é fruto da parceria entre a Rede SENAI-RS, UFRGS e a EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa em Inovação na Indústria. O espaço busca promover o desenvolvimento de tecnologias digitais para a agroindústria nacional, aumentando a competitividade do Brasil e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

O Centro se destaca pela possibilidade de cooperação com universidades, institutos de pesquisa e empresas, além de fomentar startups e projetos inovadores em áreas de fronteira tecnológica como eletrônica, sensores e inteligência artificial aplicada ao campo.

Para o professor Dr. Geovane Webler, “abriram-se várias oportunidades para os estudantes da FAHOR e também empresas parceiras terem acesso a tecnologias de fronteira do conhecimento na agricultura digital”.

A comitiva destacou a relevância da visita, que possibilitou estreitar laços, conhecer práticas de referência e identificar oportunidades de cooperação em projetos de inovação e tecnologia com impacto direto no setor produtivo.