
A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, em parceria com a Faculdade Horizontina (FAHOR), inaugurou a ampliação do Centro Regional de Treinamento de Horizontina. O espaço oferece capacitação para profissionais da Rede de Concessionários da marca e, a partir do convênio entre as instituições, instrutores passam a atuar também internacionalmente, ministrando cursos na Região Sul do Brasil e em países como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Com 3.150 m², a nova estrutura conta com seis salas de aula modernas e um Centro de Soluções Conectadas (CSC). Nesse ambiente, os alunos aprendem na prática como funciona o trabalho dos concessionários, que reúnem e organizam dados das máquinas para garantir a conexão com todo o ecossistema da companhia. O local também dispõe de uma fazenda experimental de 15 hectares, totalmente conectada, com cultivos de milho, soja e aveia. Além disso, são disponibilizados 20 equipamentos John Deere com tecnologias digitais de última geração, permitindo atividades em condições reais de produção. Estudantes de graduação e pós-graduação da FAHOR também utilizam o espaço para aulas práticas.
As aulas no Centro de Treinamento são ministradas em português e espanhol, abrangendo temas como operações e ajustes; sistemas técnicos e diagnóstico de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras; tecnologias avançadas de agricultura de precisão; além de eletrônica, motores e transmissões John Deere. Também são realizadas certificações dos programas JD Tech e CDI (Instrutor Certificado do Concessionário), que ampliam o conhecimento de novos profissionais e clientes da marca.
“A iniciativa está alinhada à estratégia de Gestão do Conhecimento da John Deere, que vem ampliando sua capacidade de entrega de treinamentos e investindo em soluções educacionais em parceria com instituições como SENAI, universidades e centros de inovação”, destaca Emanuel Ritter, gerente de Treinamento da John Deere Brasil. Somente em 2025, mais de 600 profissionais já foram capacitados, e a nova estrutura tem capacidade para atender até 3 mil pessoas por ano — número que deve superar em apenas dois anos o total de participantes treinados desde o início da parceria, há mais de uma década.
A escolha por Horizontina foi estratégica. Além da localização privilegiada para atender Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como o norte da Argentina, Paraguai e Uruguai, a cidade é reconhecida como berço da mecanização agrícola no país e reúne capital humano qualificado, com forte conexão às raízes do agronegócio.
Para o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, a parceria fortalece a missão da instituição de transformar vidas e realidades por meio da educação:
“A ampliação do acordo com a John Deere consolida a missão da FAHOR de transformar vidas e realidades por meio da educação. Essa parceria estratégica amplia as perspectivas de ambas as organizações e entrega melhor preparação profissional para atuar em negócios de classe mundial. A FAHOR e o município de Horizontina são, definitivamente, um polo internacional de formação de pessoas que impulsionam a inovação de alto impacto na melhoria da qualidade de vida, do trabalho, do agronegócio e na construção do futuro em bases cada vez mais sólidas.”
Durante a inauguração, a SLC Máquinas anunciou a intenção de integrar-se ao convênio, reforçando seu compromisso com a capacitação profissional e a inovação no setor. “O Sul do Brasil é uma região de grande relevância e resiliência, e queremos contribuir para esse processo de formação. Com a entrada da SLC, o grande diferencial será possibilitar que clientes e a comunidade também tenham acesso aos treinamentos no Centro, tornando Horizontina um verdadeiro polo de conhecimento, onde tecnologia e aprendizado se transformam em resultados concretos”, afirma Anderson Strada, CEO da SLC Máquinas.
A unidade de Horizontina soma-se a outros cinco Centros de Treinamentos da John Deere no Brasil — localizados em Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Várzea Grande (MT) — além de espaços de capacitação na Argentina (Rosário) e no México (Monterrey e Querétaro), consolidando a presença estratégica da empresa na América Latina.
Uma parceria de mais de uma década
A colaboração entre a John Deere e a FAHOR começou em 2012, quando parte da estrutura da faculdade passou a ser utilizada em treinamentos, envolvendo duas salas de aula, um laboratório de tratores, outro de colheitadeiras e o pavilhão da oficina.
Nos últimos anos, a parceria foi ampliada com a chegada de novos instrutores, um auxiliar administrativo, um laboratorista da FAHOR e um instrutor líder da John Deere, todos dedicados à oferta de cursos para a Rede de Concessionários. Além disso, as áreas físicas destinadas a salas de aula, laboratórios e ao campo de práticas com máquinas também foram expandidas, garantindo ainda mais qualidade às atividades.
https://albuns.fahor.com.br/album/6693-inauguracao-do-ct-da-john-deere-no-campus-da-fahor