
Estudantes de diferentes cursos da FAHOR vivenciaram uma experiência que conectou a sala de aula à prática extensionista por meio do Projeto Ciência em Exposição. A iniciativa, desenvolvida na disciplina de Metodologia da Pesquisa sob a coordenação da professora Dra. Ana Paula Cecatto, envolveu 35 estudantes que transformaram conceitos científicos em estações interativas e acessíveis, proporcionando momentos de aprendizado e troca de experiências.
A atividade foi realizada no hall do Prédio EP, na noite de 22 de setembro, e contou com a presença de professores e colaboradores da FAHOR, que prestigiaram e interagiram com as apresentações.
Com o objetivo de popularizar a ciência e estimular a curiosidade sobre a construção do conhecimento, os grupos de estudantes apresentaram temas como hipóteses, experimentação, fake news, epistemologias e ciência no cotidiano, traduzidos em uma linguagem visual e conectada ao dia a dia.
Além da exposição, o projeto prevê a produção de artigos e materiais didáticos como cartazes, QR Codes, jogos e vídeos, incentivando a sistematização do conhecimento e a comunicação científica acessível.
“O projeto é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem sua capacidade de traduzir a ciência para diferentes públicos, ao mesmo tempo em que fortalecem suas próprias competências de pesquisa e trabalho em equipe”, destacou a professora Ana Paula Cecatto.
O Ciência em Exposição reforça o compromisso da FAHOR com a formação integral dos estudantes e com o fortalecimento da cultura científica dentro do ambiente acadêmico.
