
O fortalecimento da autonomia feminina tem ganhado espaço em Horizontina por meio do projeto Mulheres Empoderadas (Women Empowered), uma iniciativa internacional da Global Communities Brasil, presente em 15 países e que já beneficiou mais de 250 mil pessoas, sendo 89% mulheres.
Em Horizontina, 19 mulheres artesãs participam de uma jornada de formação que une habilidades de vida e de negócios, promovendo autoconfiança, inclusão econômica e fortalecimento comunitário. A ação integra o programa desenvolvido no Rio Grande do Sul, que atende 42 mulheres em Montenegro e Horizontina, entre catadoras de recicláveis, trabalhadoras da limpeza urbana e artesãs.
No dia 16 de setembro, o economista, professor e Coordenador Stephan Sawitzki, da FAHOR, contribuiu com uma oficina prática sobre precificação de produtos artesanais, auxiliando as participantes a compreenderem critérios como tempo, material, técnica e mercado para valorizar adequadamente suas produções.
Além do professor Stephan, a professora Roseli Bianchi, que atua em cursos de pós-graduação da FAHOR e também é Coordenadora de Projetos Sociais, com participação ativa no projeto, articulando as atividades pela Global Communities.
Com encontros presenciais e atividades remotas que totalizam 52 horas de formação, o projeto aborda temas como comunicação eficaz, gestão do tempo, autocuidado, finanças empresariais, plano de negócio e estratégias de comercialização.
Mais do que gerar renda, o programa fortalece a liderança feminina, combate desigualdades de gênero e cria condições para que mulheres sejam protagonistas na transformação de suas comunidades.