Fortalecer parcerias e ampliar a troca de experiências em inovação e tecnologia foram os principais objetivos da visita recebida pela FAHOR na última quinta-feira, 30 de outubro. Representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Unijuí conheceram de perto o ecossistema de inovação de Horizontina e as iniciativas que conectam ensino, ciência, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional.
A comitiva — formada por Andréia Dullius, Diretora de Ambientes de Inovação da SICT, David de Brito Peixoto, Fiscal do MCTI, e Daniel Baggio, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí — foi recebida pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, que dirigiu o tour com os visitantes. Durante o encontro, foram apresentados os laboratórios da instituição, especialmente aqueles que receberam investimentos por meio projetos aprovados em editais da SICT e da FAPERGS.

A agenda também incluiu visitas à sede da incubadora HAE - Horizonte Ambiente Empreendedor, ao Berçário Industrial Municipal, ao Distrito Industrial II e à pré-aceleradora Mira Labs, mostrando o circuito completo de ideação, incubação e desenvolvimento de inovação que se consolida no município.

O grupo iniciou o percurso no MEA – Memorial da Evolução Agrícola, espaço que une história, tecnologia e educação ao retratar o protagonismo regional na mecanização agrícola.
“É uma honra receber representantes de instituições que estimulam a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado e no País, e apresentar como Horizontina é cada vez referência em inovação e empreendedorismo", destacou Marcelo Blume.
