WhatsApp Image 2025 11 03 at 22.32.48

A integração entre universidades e ambientes de inovação membros da Red Cidir ganha novo impulso com a posse da nova coordenação da rede INNOVA CIDIR — a rede de incubadoras, parques tecnológicos, escritórios e laboratórios de inovação das Instituições membro da Red CIDIR (Red de Cooperación Interinstitucional para el Desarrollo Regional).

A nova gestão foi definida em assembleia realizada no dia 31 de outubro, sob a presidência internacional do professor Dr. Edemar Rotta, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O professor Marcelo Blume, representando a FAHOR e o Brasil, foi escolhido como Coordenador Internacional da rede INNOVA CIDIR, tendo como coordenadoras adjuntas Yanina Gerhard, da Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE – Paraguai), e Florencia Marturet, da Universidad Nacional de Misiones (UNaM – Argentina).

A rede INNOVA CIDIR reúne ambientes de inovação de 15 das 27 instituições que compõem a Red CIDIR, presentes em sete países, e tem como objetivo fortalecer a cooperação científica, tecnológica e empreendedora entre as universidades participantes.

Entre os assuntos da assembleia também esteve a definição da sede da 4ª Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Red CIDIR, que será realizada em 2026, no Brasil, tendo como anfitriã a UNIJUÍ. A organização ficará sob a responsabilidade da CRIATEC, incubadora de negócios de base tecnológica da universidade, em parceria com a coordenação da INNOVA CIDIR e a secretaria executiva da Red CIDIR.

A FAHOR, que sediou a primeira edição do evento em 2020, segue contribuindo ativamente para a integração regional e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, reafirmando seu papel de liderança no desenvolvimento científico e tecnológico do Mercosul.

red cidir banner