O entendimento sobre a Distribuição Normal das frequências (medições), tão presente nas análises de qualidade e nos processos produtivos, ganhou forma física e intuitiva na FAHOR. O estudante Jean Quinot apresentou na noite da última quarta-feira, 3, o seu Projeto de Estágio para a turma da Professora Mestra Cristiane Baldissera e do Professor Mestre Fernando Feiten, na disciplina de Estatística. O trabalho, orientado pelo Prof. Eng. Me. Sirnei Kach, resultou na construção completa de um Tabuleiro de Galton, desde o desenho em CAD até a montagem e validação do equipamento.
O novo recurso didático reforça o compromisso do curso de Engenharia de Produção com metodologias ativas e com a experimentação prática de conceitos fundamentais. Na Engenharia de Produção da FAHOR, sempre houve esse empenho da Direção, do Coordenador, Prof. Sirnei, e professores do curso, em intensificar a relação de práticas com as teorias, reforçando o aprendizado com uma formação robusta dos estudantes ao seguirem para o mercado de trabalho melhor preparados. O Tabuleiro permite visualizar, de forma imediata, como o comportamento aleatório das esferas se organiza em torno da Distribuição Normal, base do Controle Estatístico de Processo (CEP) e da Engenharia da Qualidade.
A bancada mostra a formação do histograma por meio das canaletas inferiores — representando média, variabilidade e simetria do processo — e evidencia fenômenos como deslocamentos da curva, erro de centragem, dispersão e influência das condições do sistema de medição. Com isso, os estudantes vivenciam conceitos como Cp, Cpk, Limites de Especificação, Cartas de Controle e MSA (Análise do Sistema de Medição).
Segundo o professor Sirnei Kach, o projeto agrega valor às aulas por transformar “um dos temas mais abstratos da estatística em algo que se vê acontecer”, aproximando teoria e prática de maneira natural para os futuros engenheiros.
O Tabuleiro de Galton será utilizado em disciplinas como Controle Estatístico de Qualidade, Estatística e Probabilidade, e Gestão da Qualidade e Produtividade, tornando-se um instrumento permanente de apoio à formação dos estudantes. A iniciativa mostra como soluções criadas dentro da própria FAHOR fortalecem o aprendizado aplicado e a excelência acadêmica.

