DSC04014

O evento CEP – Conexão em Campo, promovido pela John Deere, reuniu colaboradores e profissionais de campo para nivelar conhecimentos sobre produtos e tecnologias voltadas ao agronegócio. A edição deste ano ocorreu na Fazenda Areão, em Piracicaba/SP, e contou com a participação de mais de 300 profissionais ao longo do mês de novembro de 2025.

A programação contemplou conteúdos de Agricultura de Precisão, Plantio, Tratores, Pulverizadores, Colheitadeiras de Grãos e Colhedoras de Cana e de Algodão.

Na classe de Plantio, o instrutor Dinorvan Rozin conduziu atividades envolvendo análise crítica de uma área experimental de milho, onde foram simulados problemas básicos no processo de plantio. Os participantes puderam avaliar e medir indicadores como singulação (falhas e duplas), coeficiente de variação e emergência uniforme de plantas, relacionando esses elementos aos impactos na produtividade. A prática incluiu ainda a configuração e o ajuste de uma plantadeira John Deere modelo 1211, seguida de plantio e análise dos resultados no solo.
“O básico precisa ser bem executado para subir níveis sustentáveis na adoção de tecnologia”, destaca Dinorvan.

Na classe de Agricultura de Precisão, o instrutor Leandro Dalcin apresentou funcionalidades avançadas que contribuem para o aumento da produtividade e para a redução de intervenções físicas no campo. Entre os temas abordados estiveram o ATIG (direcionamento passivo de implemento) e o AutoPath, ambos relacionados ao uso de linhas e limites. As práticas exigem receptor adicional no implemento, garantindo posicionamento preciso e possibilitando o registro detalhado de cada linha de plantio.

Esses dados são fundamentais para operações posteriores, como pulverização e colheita, pois permitem trabalhar entre as linhas, reduzir perdas e otimizar o desempenho das máquinas. Os participantes também realizaram posicionamento de receptores, medições, configurações e condução de equipamentos pelos percursos planejados.
“A adoção de tecnologias de orientação precisa e a correta documentação no campo são cruciais para elevar a produtividade”, reforça Leandro.

dinorvan 1

dinorvan 2