1000074841

A manhã do último sábado, 6, proporcionou uma grande experiência para 50 estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da SETREM, que participaram do Dia de Campo de Tecnologia FAHOR & John Deere. A atividade, realizada no campus da FAHOR, foi bastante elogiada pelos participantes e pelos professores que acompanharam a visita.

O grupo foi recepcionado pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, no Laboratório de Ciências Exatas. Após as boas-vindas, os estudantes foram divididos em três grupos para uma dinâmica de rotações entre estações temáticas, permitindo uma vivência prática de conteúdos essenciais ao agronegócio moderno.

As três estações da manhã contemplaram:

• Estação 1 – Motores, Transmissão e tecnologia de colheita, conduzida pelo instrutor Márcio Lang.
• Estação 2 – Análise de plantio e cultura de milho e soja na área experimental e Operations Center/CSC, com o instrutor Dinorvan Rozin.
• Estação 3 – Tecnologia de Automação de Manobras, Agricultura de Precisão e Piloto Automático, conduzida pelo instrutor Leandro Dalcin e pelo colaborador Lucas Breuning.

Cada estação teve duração aproximada de 50 minutos, totalizando três horas de atividades, que permitiram contato direto com tecnologias embarcadas, sistemas de análise e equipamentos utilizados no setor produtivo.

1000074847

Avaliações dos professores participantes

O professor Valberto Müller, Engenheiro Agrícola, Mestre em Agronomia e docente dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da SETREM — além de instrutor do SENAR nas áreas de mecanização e irrigação — destacou que a atividade foi extremamente válida. Segundo ele, o contato com máquinas e tecnologias nem sempre é possível durante as aulas, o que torna experiências como esta ainda mais significativas. Müller reforçou o interesse em aprofundar os conteúdos em novos encontros no próximo ano.

Já o professor Marcos Caraffa, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Produção e coordenador da Faculdade de Agronomia e da Escola-Fazenda da SETREM, ressaltou a relevância de compreender as informações geradas pelas tecnologias embarcadas e como elas se transformam em conhecimento capaz de potencializar os processos produtivos. Para ele, a parceria entre FAHOR, John Deere e SETREM representa o início de uma cooperação institucional muito promissora.

O feedback positivo reforça a importância da integração entre instituições de ensino, indústria e tecnologia, ampliando oportunidades de aprendizagem prática para estudantes e qualificando novas gerações de profissionais do agro e das engenharias.

campo 1campo 2