
A Faculdade Horizontina – FAHOR, por meio do curso de Engenharia de Produção, segue fortalecendo sua conexão com a indústria regional e contribuindo diretamente para a qualificação de profissionais e o aprimoramento de processos produtivos.
Recentemente, o professor Me. Eng. Sirnei Kach, coordenador do curso de Engenharia de Produção da FAHOR, conduziu uma Qualificação em White e Yellow Belt (DMAIC) na empresa Stara, em Santa Rosa, referência no setor metalomecânico voltado ao segmento agrícola.
A formação foi desenvolvida no formato in company, com uma proposta diferenciada: 90% das atividades voltadas à prática, utilizando problemas reais da empresa como base para o aprendizado e aplicação das ferramentas.
Ao longo de 20 horas de capacitação, cerca de 40 profissionais da engenharia de processos participaram de uma imersão completa nas etapas do método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control), atuando diretamente em desafios ligados às áreas de solda, pintura e montagem.
Segundo o professor Sirnei, o diferencial da qualificação está na aplicação do conhecimento no ambiente industrial, com dados e restrições reais, promovendo uma mudança consistente de mentalidade e postura profissional.
A experiência proporcionou um ambiente de alto engajamento e consolidou práticas fundamentais para a engenharia moderna, como:
-
tomada de decisão baseada em dados;
-
foco em causa raiz;
-
aplicação de método estruturado;
-
melhoria contínua nos processos;
-
atuação sistêmica da engenharia de produção.
Mais do que formar belts, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a engenharia de processos como agente estratégico de transformação dentro das organizações.
A FAHOR reafirma, com ações como esta, seu compromisso com uma formação conectada às demandas do mercado e com o desenvolvimento regional, aproximando estudantes, docentes e empresas em projetos que geram impacto duradouro para pessoas, processos e resultados.
