Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2012 será realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o "1º Fórum Internacional Ecoinovar".

O objetivo do "ECOINOVAR" é promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, apresentando propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças para a "inovação e a sustentabilidade". Para tanto, contará com palestrantes nacionais e internacionais, debates, cases de sucesso, minicursos e apresentações de artigos científicos que tangem as temáticas de "Sustentabilidade e Inovação".

O evento reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, pesquisadores, administradores, ONGs ambientalistas e profissionais de diferentes áreas. Neste ano, na sua primeira edição, o ECOINOVAR terá como temática: "Em busca de novas ideias, iniciativas e alianças para a inovação e a sustentabilidade".

Estudantes dos cursos de "Engenharia de Produção" e "Engenharia Mecânica" da FAHOR terão artigos publicados no evento: "Seis Sigma: Uma Abordagem Conceitual", dos Acadêmicos Lucas Teixeira e Fabiano Hilgemann; "Uma Aplicação Da Metodologia 8d No Setor De Estamparia Em Uma Empresa Metal Mecânica", dos acadêmicos Juliano Hammes e Tiago Perin escrito em coautoria com Leoni Pentiado Godoy e Lucinéia Carla Loeblein, ambas da UFSM; "Inovação Em Processos De Manufatura Em Uma Indústria De Agronegócios", dos alunos Clovis Luis Deves; Délcio Rocha e Oli Silva, com a coautoria de Marlene Kreutz Rodrigues (UFSM); "Modelo De Análise De Falha E Seus Efeitos: Uma Aplicação Em Uma Indústria Gráfica" dos acadêmicos Igor Licks Lermen e Jonathan Lucas Schwambach Fernandes (ex-aluno da FAHOR, também em coautoria com Leoni Pentiado Godoy e Cláudia Bach Rizzatti, ambas da UFSM; e "Metodologia 8d Como Uma Ferramenta Para Solução De Problemas: Uma Abordagem Conceitual" dos acadêmicos: Djeison Rangel Berger e Matias Dembogurski com as coautoras Leoni Pentiado Godoy e Édio Patric Guarienti, ambos da UFSM. Os artigos foram orientados pelo Professor Édio Polacinski, da FAHOR.