O SINEPE/RS – Sindicato do Ensino Privado promoveu na última terça-feira, 18 de setembro, em Porto Alegre, o 1° Seminário de Políticas Educacionais para o Ensino Superior, destinado a diretores e reitores de faculdades e universidades privadas. O Diretor da FAHOR, Professor Sedelmo Desbessel, participou do evento, representando a instituição.

A diretora de Avaliação do INEP, Cláudia Griboski, palestrante do evento, detalhou os princípios fundamentais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e adiantou que o INEP está estudando a revisão do instrumento de avaliação para garantir a integralidade do processo de avaliação de um curso de graduação, acrescentando a avaliação da estrutura dos polos de educação à distância. A palestrante também comentou sobre as mudanças no Enade, inseridas já para este ano de 2012.

Na segunda parte do evento, a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, apresentou o projeto de lei 4372/12, que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior - INSAES. A proposta do governo institui uma autarquia específica para avaliar e supervisionar os cursos de graduação e as instituições federais e privadas de ensino superior existentes no Brasil. O novo órgão será responsável também pela certificação das entidades beneficentes que atuam na área de educação superior e básica.

Também proferiu palestra no evento, o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP , Rodrigo Capelato, que abordou questões relacionadas ao cálculo do CPC e do IGC e a forma como a IES pode se preparar para obter bons resultados.