Uma ideia transformada em projeto. Em 2011, durante atividades de sala de aula, no curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, os estudantes César Gabriel dos Santos e Ana Paula Ost, juntamente com o Professor Orientador César Mantovani, idealizaram a construção de um Compactador de Latas de alumínio.

A ideia foi transformada no Projeto de Iniciação Científica "Desenvolvimento de um compactador de latas de alumínio", e desde o segundo semestre de 2011, o grupo vem trabalhando nele.

O projeto já foi apresentado em forma de artigo científico no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica em São Luis no Maranhão, realizado em julho destes ano, e segundo o aluno Cesar Gabriel dos Santos, "o objetivo é desenvolver um produto – o Compactador de latas - que possa ser utilizado em bares, restaurantes, feiras, entre outros, seguindo a metodologia de projeto e atendendo as necessidades de clientes como estes".

Atualmente, o protótipo está em fase de construção e segundo Cesar Santos, deve estar concluído nos próximos 15 dias e então poderá ser testado efetivamente e então, será concluído o projeto.