Na manhã do dia 18 de dezembro de 2004 foi lançado o marco do início da implantação do Campus da Faculdade Horizontina – FAHOR. Isso aconteceu num evento que contou com a ampla participação da comunidade horizontinense.

Após a execução do Hino Nacional, falou aos presentes o Diretor de Educação da Rede Sinodal Silvio Iung ressaltando a importância do fato para Horizontina e região. Na seqüência o anfitrião do evento, Diretor da FAHOR Sedelmo Desbessel que após saudar os presentes fez um breve relato da caminhada da Faculdade Horizontina até esse momento, considerado histórico e de fundamental importância para o futuro de nossa região. Fez menção também a homenagem que se presta à figura do Sr. Arnoldo Schneider que dá nome ao Campus.

Um dos pontos máximos da solenidade foi o culto de ação de graças conduzidos pelo casal de pastores da comunidade Evangélica Martinho Luthero Anelise e Vilmar Abentroth. Durante o culto foram depositados numa urna, que ficará lacrada junto ao primeiro prédio a ser construído, objetos que servirão de lembrança do momento presente como: jornais do dia, moedas, agenda da FAHOR do ano, plantas do Campus e do primeiro prédio, uma bíblia, relação de alunos e professores da FAHOR, balancete do ano entre outras coisas.

Fato marcante foi a assinatura do contrato para construção do primeiro prédio a ser erigido naquele Campus, o prédio de Laboratórios. O contrato, assinado pelos representantes da empresa CERAÇÁ e pelo Diretor da FAHOR, prevê a construção da primeira etapa, ou seja, da estrutura e cobertura que deverão ser em material pré-moldado de concreto. 

O encerramento da solenidade envolveu um momento de grande emoção. Abençoados pelo pastor Sinodal Dari Appelt os presentes oraram em volta de uma cruz metálica erguida no marco zero do campus. Também com a presença de representantes da família Schneider, a Sra. Ema Schneider, viúva de Arnoldo Schneider, acompanhada do Diretor da FAHOR descerraram uma placa comemorativa ao ato contendo os seguintes dizeres: “FAHOR – Faculdade Horizontina – Campus Arnoldo Schneider, Marco do início da implantação. Horizontina, 18 de dezembro de 2004.”