O desejo de um grupo de cadeirantes que frequentam a APAE de Horizontina, de poder brincar no balanço como os demais colegas, se tornará possível em breve. Para que este desejo fosse realizado, a entidade idealizou o Projeto "Balança comigo", realizado em parceria com a FAHOR.

De acordo com Gerusa Lunardi, Assistente Social que dirige a APAE de Horizontina – o projeto prevê a construção de um equipamente que integrado ao balanço possibilita que os cadeirantes participem das brincadeiras de balançar junto aos demais colegas nas dependências da escola.

O projeto do balanço adaptado para cadeirantes foi desenvolvido por um grupo de alunos do Curso de Engenharia de Produção com a orientação do Professor Cesar Antonio Mantovani, durante as aulas da discipliana de Planejamento e Projeto de Produto ministradas em 2011.

O equipamento está sendo fabricado pela Indústria Metalúrgica Bartz de Horizontina e deverá ser instalado na nas dependências da APAE ainda na primeira quinzena de dezembro. A partir da instalação, os alunos cadeirantes poderão se embalar sem sair de sua cadeira, sozinho ou com auxílio de um professor, realizando a vontade que motivou o desenvolvimento do projeto.