Uma das ações mais positivas da área educacional brasileira nos últimos anos, aprovada e elogiada pelas instituições de ensino e estudiosos da área da educação, foi a criação e implantação do Programa Ciência Sem Fronteiras, pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.

O Programa pretende conceder bolsas de estudo para mais de 100 mil pesquisadores no prazo de quatro anos, em universidades que são referência em ciência e tecnologia em diversos países do continente Europeu, além dos EUA e alguns outros países. Atualmente, cerca 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação já estão estudando fora do Brasil a partir deste Programa.

A FAHOR está cadastrada ao programa e alguns alunos já estão estudando no exterior. O estudante de Engenharia Mecânica Ricardo Pavlov é um deles; está em Pisa, na Itália, realizando intercâmbio através do Programa Ciência sem Fronteiras e deve retornar às atividades na FAHOR em 2013.

O aluno Diego Mayer, também do Curso de Engenharia Mecânica, já está preparado para estudar em uma Universidade da Alemanha que possui cerca de 100 mil alunos, onde terá a oportunidade de conviver com outros estrangeiros e aprofundar seus conhecimentos. Diego deverá retornar no primeiro semestre de 2014 para concluir a graduação na FAHOR.

Para os interessados em participar do programa, encontram-se abertas algumas chamadas que podem ser visualizadas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. As inscrições finalizam em 14 de janeiro de 2013 às 23:59h (Horário de Brasília). O suporte ficará disponível somente até às 18h30 e os formulários estão disponíveis desde o dia 27 de novembro.

Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, através da parceria entre as instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.