O professor Édio Polacinski, Doutor em Engenharia de Produção, membro do corpo docente da FAHOR, publicou o livro intitulado: "PROSPECTIVA ESTRATÉGICA DE GODET: PROCESSO DE APLICAÇÃO PARA ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS", em coautoria com Aline França de Abreu, Doutora em Information Technology, Faculty of Engineering, University of Waterloo, Canadá , Professora da UFSC e Pedro Felipe de Abreu, Ph.D pela University of Waterloo, Canadá, professor da UFS.

O livro tem 388 páginas, com registro na Biblioteca Nacional, com ISBN 978-85-7192-757-5, pela Editora e Gráfica Universitária da UFPel. É indicado para as áreas de Engenharia de Produção, Administração, Prospectiva, Planejamento Estratégico, e Desenvolvimento Econômico.

A obra é resultado da tese de doutorado do professor Édio Polacinski e apresenta a "tropicalização de uma metodologia francesa", mais especificamente, um processo de aplicação da metodologia de prospectiva estratégica, preconizada por Michel Godet, autor referência no tema, para Arranjos Produtivos Locais (APLs). Para tanto, foram desenvolvidas as atividades necessárias junto ao Observatório de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina (ODI/SC), que desenvolveu ações desse tipo, em projeto específico, para o APL de Tecnologia de Informação e Comunicação de Santa Catarina (APLTIC/SC).

O referido projeto foi vinculado a outro, de âmbito nacional, da Rede de Articulação de Competências para o Desenvolvimento Industrial (RedeComp), coordenado pelo IEL Nacional e que contou com a participação dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).