O projeto de Iniciação Científica intitulado "Desenvolvimento de uma Bancada Didática de Ensino com Turbina Pelton" será desenvolvido pela FAHOR no ano de 2013, com financiamento do CNPQ.

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma bancada didática utilizando uma turbina Pelton, com baixo custo, buscando como resultado, proporcionar aos estudantes um ambiente didático que engloba prática com a teoria do processo de geração de energia elétrica através de rotores hidráulicos do tipo Pelton.

Com ajuda desta bancada didática será possível realizar estudos experimentais de turbinas hidráulicas tipo Pelton, em termos do levantamento de suas curvas características, tais como: curva de rendimento em função da velocidade; curva de rendimento em função da vazão, e curva em função da potência; curvas e colinas de iso-rendimento;

O projeto será coordenado pelo Professor Ademar Michels que é Doutor em Engenharia Mecânica e coordena o curso de Engenharia de Produção na FAHOR. O Professor Rainer Lengert atuará como técnico e realizará a supervisão e apoio nas atividades desenvolvidas pelos alunos de nível médio/técnico, elaboração de relatórios a cada etapa do projeto.

Também atuarão no projeto, alunos de graduação da FAHOR e alunos dos cursos técnicos - nível médio do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. Todos os alunos atuantes no projeto serão integrados a partir de seleção, sendo que os melhores avaliados receberão bolsa de estudo. Forma Engenharia.