Não raro é ouvir-se em palestras destinadas a profissionais, em empresas, e a estudantes, em sala de aula, da importância do preparo, da busca de conhecimento para se ter sucesso nos empreendimentos a que se propõe na vida. Raro é, encontrarem-se ações motivadoras na direção de tornar realidade esse tipo de conselho.
A motivação deve partir do íntimo de cada um, em primeiro lugar, mas deve encontrar guarida nas instituições, pois o conhecimento retorna para o conjunto tanto em aspectos culturais quanto materiais. É o patrimônio intelectual que cresce puxando a todos nessa esteira que não tem fim. Parar, nesse momento em que a velocidade com que as informações e os novos conhecimentos crescem, ouso dizer, em progressão geométrica, significa ficar estagnado, ficar nos trilhos para ser atropelado.
Cada um, a sua maneira, necessita ampliar o seu acervo de conhecimento, não importa a área de atuação. Destaco nessa matéria, a busca por qualificação formal dos docentes da Faculdade Horizontina e do Colégio Frederico Jorge Logemann que, além de motivação própria, encontram apoio na Instituição para dedicarem-se a empreitada de cursarem suas pós-graduações:
Professora Carla Spohr – Mestrado em Física;
Professor Cesar Antônio Mantovani – Doutorado em Engenharia Agrícola;
Professora Cíntia Bender – Mestrado em Economia;
Professor Fabrício Desbessel – Especialização Sistemas de Informação;
Professora Ivone Flores – Mestrado em Educação;
Professor João Cândido Moraes Neves – Mestrado em Matemática;
Professor Joel Tauchen – Mestrado em Engenharia Ambiental;
Professor José Wnilson Figueiredo – Mestrado em Matemática;
Professora Julhane Thomas Schulz – Doutorado em Modelagem Computacional;
Professora Márcia Caramão – Especialização em Educação;
Professora Nadir Scholze – Mestrado em Letras;
Professora Rosemeri Henn – Mestrado em Educação;
Professor Vanderlei Eckhardt - Doutorado em Engenharia Agrícola.