A partir da necessidade da construção de um laboratório de prototipagem (criação de protótipos de produtos) na FAHOR, iniciou-se a realização de um projeto de iniciação científica que prevê a possibilidade de utilização de impressora 3D, criadas através de modelos abertos (open-source).

A primeira reunião do grupo de envolvidos – os Professores Fabrício Desbessel e Cesar Antonio Mantovani e os acadêmicos Giordano Becker Delevatti, Jean Claudio Radunz e Rafael Arnaldo Sulzbach Secchi – foi realizada na noite do dia 06 de março, no Campus Arnoldo Schneider.

Através deste projeto, os alunos terão o desafio de, a partir de uma impressora 3D colocada em funcionamento, replicar a impressora, ou seja construir novas impressoras que equiparão o laboratório de prototipagem da FAHOR, sob a orientação dos professores.

Além de replicar o modelo, os estudos poderão indicar melhorias a serem aplicadas no modelo, visando segurança e desempenho, podendo chegar a um modelo de impressora 3D próprio. O projeto será desenvolvido durante todo este ano de 2013.