O NAEMP – Núcleo de Apoio Empresarial da FAHOR, órgão responsável pela captação de vagas de emprego, regulamentação de programas de estágio, oferta de cursos de extensão e estabelecimento de convênios com empresas do município de Horizontina e da região, está completando um ano de atividades.

Desde o lançamento oficial do núcleo ocorrido no início de março de 2012, diversas ações foram realizadas em benefício aos estudantes e também às empresas locais e regionais. No que se refere à oferta de cursos, foram realizadas 206 horas de treinamento através de cursos de Excel básico e Excel, Solid Works Básico e Avançado, ERP Tecnicom e Processo de Metalurgia.

No trabalho realizado diretamente com empresas, foi feita a pesquisa de mercado sobre promocionais de Natal para a ACIAP – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, além de projetos na área de Melhorias em processos produtivos, Prestação de serviços em metalografias, entre outros.

Conforme a Professora Cátia Raquel Felden Bartz, que coordena o Núcleo, o NAEMP também formalizou convênios de estágios com 24 empresas do Rio grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e encaminhou estudantes para 109 oportunidades de trabalho, sendo que destas, 73% no setor industrial, 21 comércio e 6% serviços.

Para a estudante de Engenharia de Produção da FAHOR, Marcela Soares, o "NAEMP é um núcleo muito importante para aproximar acadêmicos, futuros engenheiros do mercado de trabalho... considero um grande diferencial para a instituição, tanto pelos cursos que foram oferecidos como também pelas vagas divulgadas".

Para 2013, o planejamento do NAEMP prevê a ampliação de convênios com empresas para captação de vagas de trabalho e estágio, bem como a oferta de diversos cursos de extensão a serem desenvolvidos pela FAHOR e através de parcerias com profissionais de outras empresas.