No último sábado, dia 16 de março de 2013, as docentes do curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Vonia Engel e Janete Stoffel, realizaram palestras para os professores da Escola Estadual Albino Fantin, de Horizontina. O evento faz parte do Projeto de Educação Financeira que o curso vem desenvolvendo na FAHOR em parceria com a LUTERPREV.

Na oportunidade foram trabalhados aspectos sobre finanças pessoais, armadilhas do consumo, inflação, taxas de juros praticadas pelo mercado, análises a serem efetuadas antes da opção por financiamentos e investimentos. A partir dos temas os professores puderam interagir com as palestrantes buscando construir formas alternativas de pensar e agir em relação às situações com as quais se deparam, seja enquanto consumidores, investidores ou mesmo orientadores de jovens.

Pesquisas têm apontado para o crescimento no percentual de adolescentes e jovens que tem dívidas em atraso, conforme apurado por reportagem do jornal Zero Hora em 15 de março de 2013. O mercado oferece muitos objetos desejados pelos jovens, tais como telefones celulares, tablets, motos, carros, roupas, viagens, games e diversas outras tentações do consumo que nem sempre cabem no orçamento, mas que por meio de endividamentos são adquiridos. O resultado em muitos casos é a inadimplência motivada pela falta de condições de quitar as dívidas o que também pode ser decorrente da falta de orientações pertinentes.

Por esse motivo também cabe aos professores que trabalham com grupos de jovens, auxiliarem os mesmos no planejamento e organização de suas finanças a fim de evitar problemas de endividamento e inadimplência, aspecto no qual os profissionais Economistas podem contribuir.