Os estudantes de Engenharia de Produção da FAHOR, que cursam as disciplinas de Projeto de Trabalho, ministrada pelo Professor Vilmar Bueno Silva e Manutenção Industrial, ministrada pelo Professor Jackson Bartz, quinto e sétimo semestres respetivamente, realizaram uma visita técnica à Metalúrgica Netz, em Santa Rosa.

A atividade aconteceu na noite de quinta-feira, 28 de março e teve como objetivo proporcionar conhecimentos práticos aos estudantes através da visualização de técnicas utilizadas no processo de trabalho da metalúrgica.

Na ocasião, os estudantes foram recebidos pelos gestores da indústria, entre os quais, o fundador Luis Carlos Netz que falou sobre o histórico da mesma, que esta completando 20 anos.

A Metalúrgica Netz atualmente é um referencial na região pela fabricação de componentes da linha metalmecânico, como implementos agrícolas, produtos próprios e também na prestação de serviços. Com um setor independente de desenvolvimento e mais de 300 profissionais, projeta e fabrica os gabaritos, protótipos e amostras, o que segundo os gestores, possibilita maior segurança no processo de fabricação com menores custos.

O crescimento da empresa conduziu propiciou a aquisição de três robôs de soldagem que contribuem para obter uma melhor qualidade nos processos de solda e o funcionamento dos mesmos chamou a atenção dos estudantes. Durante a visita foi possível identificar os tipos de processo, layout e observações das células destes robôs, bem como suas vantagens e desvantagens, limitações, produtividade e qualidade.

De acordo com o Professor Vilmar Bueno Silva, que promoveu a atividade, a visita técnica foi muito significativa para os estudantes que puderam conhecer o trabalho prático desenvolvido dentro da metalúrgica.