A Orquestra Jovem CFJL – FAHOR participou de um importante evento cultural realizado no último dia 12 de abril, sexta-feira, no Centro Cultural de Horizontina. Na ocasião, a Orquestra Jovem e também outros grupos do município realizaram apresentações, demonstrando as possibilidades e potencialidades musicais locais para a seleta plateia, composta pelos professores do Curso de Música da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Entre os professores visitantes, estiveram Marco Antonio Penna, Professor de violino, Diogo Baggio, de Contrabaixo e Coordenador do Curso de Música, Glauber Nüske, de Fagote e Lucius Mota de Oboé. O objetivo da visita deste grupo de professores foi falar sobre os instrumentos musicais, possibilitando aos alunos que ali estavam a manipulação e o aprendizado das técnicas básicas dos mesmos, além de divulgar o vestibular para o curso de Música.

A programação dos visitantes teve continuidade à tarde, quando se reuniram com o Prefeito Nildo Hickman e com o Secretário de Educação Oldair Bianchi com o propósito de formatar uma possível parceria entre o município de Horizontina e a UFSM, na área de música, oportunizando a criação de cursos de instrumentos e canto, além de possibilitar a inclusão da cidade no circuito de apresentações da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, entre outros.

Ainda na data, o Professor Cleverton Ströher, Maestro da Orquestra Jovem CFJL – FAHOR, participou de participar de uma reunião com o Secretário de Cultura do Estado Luiz Antonio de Assis Brasil, na qual ele falou sobre o novo sistema de editais lançados pelo estado e demais discussões sobre a formação de Conselhos de Cultura e seu funcionamento.