Lançado em 26 de julho de 2011, Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo em quatro anos. A iniciativa inclui os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Nesta semana, foram publicados os editais do programa, os quais indicam a abertura de 13.480 vagas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em nove países da Europa, Ásia e América do Norte. Os interessados podem efetuar sua inscrição até julho de 2013, sendo que a data final depende do país de destino escolhido.

Os países envolvidos nas chamadas são: Alemanha (com 2.000 vagas previstas); Austrália (2.250 vagas previstas); Canadá (2.188 vagas previstas); Coréia do Sul (292 vagas previstas); Estados Unidos (2.000 vagas previstas); Finlândia (300 vagas previstas); Hungria (2.300 vagas previstas); Japão (150 vagas previstas); e Reino Unido (2.000 vagas previstas). O candidato deverá escolher o país de destino, que terá um parceiro definido para cuidar de sua devida inserção no exterior.

As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O candidato deverá conferir a qual instituição direcionar-se, de acordo com o país de destino escolhido, no site do programa.

Os alunos da FAHOR, interessados em se inscrever no programa, devem ler o edital do país selecionado; providenciar o teste de proficiência no idioma solicitado no edital; entrar em contato com os professores Rainer Lengert ou Richard Thomas Lermen;providenciar o Histórico Escolar da Graduação. Caso o aluno tenha comprovantes de iniciação científica, prêmios e teste de proficiência - estes devem ser mostrados; e somente depois deverá fazer a sua inscrição no site: www.cienciasemfronteiras.gov.br ou acesse o link direto aqui.