Momentos de lazer e solidariedade

Responsabilidade social, solidariedade, doação e aprendizado são os principais elementos do projeto "Leitores", que passou a ser desenvolvido neste mês pela FAHOR – Faculdade Horizontina em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz. Com a participação de um grupo de alunos do curso de Ciências Econômicas, funcionários das duas entidades e do CFJL, e coordenação da professora Vonia Engel, as atividades do projeto consistem em proporcionar momentos de lazer aos internados do hospital por meio da leitura de livros. Assim, o tempo passa mais rápido, as pessoas se sentem mais motivadas, há a construção de bons relacionamentos, além de incentivar o prazer pela leitura e estimular a recuperação dos pacientes.

As acadêmicas participantes - Ivone Maria das Dores, Lisiane Teresinha Link, Maura Nunes Gerhardt e Rosa Maria Corso Sapiesinscki - doaram materiais e confeccionaram as bolsas para carregar os livros que, por enquanto, são emprestados pelos integrantes do grupo. Quem quiser colaborar, pode fazer doação de obras entrando em contato com a faculdade. De acordo com a professora Vonia, desenvolver o projeto está sendo valioso e gratificante para toda a vida: "É uma atividade maravilhosa, não tem nada que pague a gratidão das pessoas que escutam essas leituras. Ver a alegria de cada uma delas é muito especial, faz com que esqueçamos os problemas, que se tornam insignificantes dentro desse contexto".

O projeto Leitores é desenvolvido por meio de um convênio do hospital com o NAEMP - Núcleo de Apoio Empresarial da Fahor. A próxima visita com leitura será no dia 24.