Experiência e aprendizado para o mercado de trabalho com contribuições ao meio ambiente fazem parte de um projeto desenvolvido por acadêmicos de Engenharia Mecânica da FAHOR. É o Ecomóvel, por meio do qual se proporciona a aplicação de conceitos e conhecimentos adquiridos durante a graduação. O projeto teve início no segundo semestre de 2012 e atualmente a equipe é formada pelos acadêmicos Rafael Scalabrin, Leonardo Prevedello, Felipe Sehn da Silva, Fernando Antonio Mombach e André Geleski.

Eles participaram, no final de agosto, da Maratona Universitária da Eficiência Energética, no Kartódromo Airton Senna, em São Paulo.

De acordo com o professor que orienta o grupo, Fabiano Cassol, o objetivo é desenvolver um veículo para ser submetido às mais diversas provas: de segurança, frenagem, peso e análise do projeto. A aprovação destes itens valida a participação na maratona que consagra campeão o carro que percorrer a maior quilometragem com o menor uso de combustível. "Faz parte do espírito da competição instigar os acadêmicos na pesquisa por melhores sistemas e materiais que possam contribuir no desempenho do veículo, onde o mesmo é dimensionado para uma máxima eficiência e consequentemente para minimizar o consumo de combustível", afirma o professor. Para o acadêmico Felipe Sehn da Silva, a participação contribuiu principalmente para a troca de experiências para realizar melhorias, principalmente na economia dos motores. Desta forma, os alunos continuam se aperfeiçoando e, para o ano que vem, planejam preparar o Ecomóvel para funcionamento à gasolina e etanol.