Foi no dia 16 de novembro que Horizontina recebeu a importante visita da jornalista e também Diretora da RBS TV de Brasília, Ana Amélia Lemos. Acompanhada do Diretor Geral da RBS TV Santa Rosa, Gerson Pohl, Ana Amélia foi recebida calorosamente pela platéia no evento marcado para às 20 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

A jornalista iniciou falando da importância da Faculdade Horizontina – FAHOR, para o desenvolvimento regional uma vez que o ponto forte no Estado é na área de mecanização agrícola. Disse também que os estudantes, além do preparo da faculdade, precisam de uma complementação, de um diferencial na carreira profissional, como por exemplo, a língua estrangeira. Com a influência do MERCOSUL na nossa região, uma língua que seria de fácil adaptação é a espanhola, e é nesse ponto que entra a globalização novamente. O profissional precisa estar integrado ao novo mundo, aos novos blocos econômicos do mundo todo.

Nessa luta da globalização, Ana Amélia enfatizou que os países precisam estar bem preparados para funcionar corretamente, e o povo, precisa ser ativo, fazendo constantemente o dever de casa como cidadão: exigir que seja investido o dinheiro dos impostos pagos pelo contribuinte ao governo, lutando pela melhoria da educação... 

Outros assuntos de suma importância ressaltados na palestra são as estradas da nossa região, que representam um risco para o patrimônio: a vida, o papel da mulher na sociedade entre outros. 

Para a finalização da palestra, foi aberto um espaço para questionamentos do público, o qual participou com grande entusiasmo. 

Foi com grande satisfação que a RBS TV Santa Rosa, mais uma vez, com os apoios da John Deere e FAHOR trouxe à cidade um evento de grande sucesso para a comunidade Horizontinense.