A Comissão avaliadora do MEC visitou a FAHOR nos dias 10 e 11 de fevereiro e emitiu parecer favorável a autorização de funcionamento de um novo curso: de Engenharia de Controle e Automação, com conceito 4 (5 é o máximo). O parecer é repleto de elogios, dando conceito máximo para o corpo docente, laboratórios e salas de aula.

De acordo com o Vice-diretor Marcelo Blume, "o curso é considerado altamente inovador, sendo o 4º no Estado do Rio Grande do Sul, e o pioneiro na metade oeste".

A expectativa é por uma boa procura pelo curso já na seleção da primeira oferta, prevista para junho deste ano, devido a necessidade e relevância que vem tendo em todo o país e no mundo, considerando ainda as tendências de automação para facilitar a vida das pessoas e a produtividade em todos os setores, desde a produção, setor automotivo, construção, lazer, passando pela área pública, o uso doméstico, saúde e tantos outros.

Tais tendências vão ao encontro do ensino oferecido pela FAHOR, que oferece excelente infraestrutura com 14 laboratórios dotados dos equipamentos mais avançados de cada setor, salas de aula altamente diferenciadas, proporcionando ambientes de amplo conforto e adequação aos estudos, o que rende o conceito 4, onde o máximo é 5, na avaliação institucional do MEC realizada em 2013. Além disso, a faculdade tem um quadro de professores altamente qualificados, sendo especialistas, mestres e doutores. "A FAHOR é a faculdade com o maior número de docentes da região com dedicação integral para atender os acadêmicos", enfatiza Desbessel.