A jovem economista Daniele Taíse Conti, lançou na última nesta sexta-feira, 28, juntamente com Irio Luiz Conti, o livro "Horizontina – caminhos cruzados na agricultura e migração". A obra resgata elementos da história e propõe alternativas que podem fortalecer e dinamizar a agricultura familiar do município e da região, potencializando a organização da produção e a geração de renda no campo.

Daniele formou-se em Ciências Econômicas na FAHOR em 2013 e conta que a obra surgiu a partir de um estudo que realizou para sua monografia da faculdade, sobre os fatores de influência na migração rural/urbana no município de Horizontina entre os anos de 2000 e 2010. Logo após aprofundou o estudo em parceria com o tio, Irio Conti, transformando no livro organizado em cinco capítulos que tratam de temas como a evolução e diferenciação dos sistemas agrários na bacia do Rio Buricá; agricultura familiar e o fenômeno migratório no Brasil; a tendência ao envelhecimento na agricultura familiar da região sul e os fatores de influência na migração rural-urbana em Horizontina ocorrida no período de 2000 a 2010.

Daniele destaca que a formação recebida na FAHOR lhe despertou um sentimento de que a vida é uma constante busca pela realização pessoal "e essa realização eu encontrei no decorrer do curso de Ciências Econômicas, resultando, acima de tudo da consciência que temos sobre a nossa história as nossas potencialidades. Além disso, aprendi que antes de ficar pensando no meu próprio retorno, eu devo dar um jeito de entregar valor para os outros, pois é isso que me tornará bem sucedida", enfatiza.

O livro foi lançado no palco do Circuito Cultural da feira Horizontina em Exposição, no Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges.