Acadêmicos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção participaram de uma palestra sobre normas técnicas da ABNT, em especial sobre a de número 203, criada pelo Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais.

Daniel Zacher, engenheiro e Gestor deste comitê, ministrou o evento, abordando a atuação da Associação Brasileira de Normas Técnicas e especificidades da nova norma. A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. De acordo com Zacher, as normas técnicas visam simplificar, defender o consumidor, eliminar barreiras comerciais, facilitar a comunicação, economizar e prover a segurança.

O engenheiro também apresentou dados atuais sobre a situação do Brasil em relação a economia do agronegócio. As exportações brasileiras em 2012 chegaram a R$ 246 bilhões, sendo o agronegócio responsável por 37% deste total. Na indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, conforme os dados da DEEE/ABIMAQ-SINDIMAQ, o Brasil possui 736 empresas, sendo 678 do setor de máquinas e implementos agrícolas e 58 do setor de sistemas de irrigação, atingindo um faturamento nominal superior a R$ 13 bilhões e 62.318 empregos diretos. A exportação atinge valores de aproximadamente U$$ 1 bi. Daniel Zacher também mostrou números que revelam que o Rio Grande do sul é o maior produtor de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil, com 46,10%,, seguido por São Paulo (36,60%) e pelo Paraná (18,60%).

A palestra foi proferida em duas sessões no auditório do campus Arnoldo Schneider.