Três projetos da FAHOR receberão apoio da John Deere para participar de competições na área da engenharia: Hidro Baja, Baja Sinuelo e Mas Báh Aerodesign.

O projeto Hidro Baja tem como destaque a transmissão hidráulica e um sistema de telemetria responsável pela transmissão de dados do protótipo de um monoposto off-road para a equipe em tempo real. Já o protótipo do projeto Baja Sinuelo possui chassi resistente, freios resistentes, painel digital, além de proporcionar um conforto ergonômico. O Mas Báh Aerodesign é uma aeronave radiocontrolada, com conceitos modernos de aerodinâmica, desempenho, estabilidade, estrutura e eletrônica.

O professor Richard Thomas Lermen, coordenador do Hidro Baja, afirma que o envolvimento de empresas com os projetos das faculdades é fundamental para o desenvolvimento do país, e que "o patrocínio que a John Deere oferece neste momento tem extrema relevância para que os acadêmicos possam concluir seus estudos nos referidos projetos e fazer com que as coisas realmente funcionem. Não adianta somente motivar, é preciso muito mais. A FAHOR, além de orientar academicamente os projetos, também apoia financeiramente cada um deles".

Já o gerente da fábrica da John Deere em Horizontina, Jesus Garrido destaca: "Temos um estreito relacionamento com universidades e sempre apoiamos projetos que desenvolvam os estudantes e os preparem para o mercado de trabalho".

As equipes dos projetos participarão no segundo semestre de 2014, de competições promovidas pela SAE e oferecem aos estudantes a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos práticos, como a criação de veículos terrestres ou equipamentos aeronáuticos, incentivando soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares.

A assinatura do contrato de patrocínio será às 9 horas do dia 27 de maio, próxima terça-feira, no prédio da Engenharia Mecânica, no campus da FAHOR.