Mais uma grande parceria foi firmada entre FAHOR e John Deere na manhã desta terça-feira, 27 de maio. A multinacional com uma fábrica em Horizontina irá apoiar três projetos da faculdade: Hidro Baja, Baja Sinuelo e Mas Báh Aerodesig, sendo patrocinadora nas competições SAE Baja e SAE Aerodesign, realizada entre instituições de ensino superior de engenharia, que desafiam estudantes, através do projeto e desenvolvimento de protótipos, veículos e aeronaves, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares.

Para a assinatura do contrato, a FAHOR recebeu o Gerente da Fábrica John Deere Horizontina, Jesus Garrido, o Gerente de Relações Institucionais com Universidades, Antonny Llano, a Supervisora de Recursos Humanos Candice Sega, e os membros do grupo de relações com Universidades: Jackson Schneider, Gerente de Order Fullfilment, Luis Perocchin – Gerente de Recursos Humanos Unidade de Horizontina, Júlia Sturm, Assistente Administrativa, Fabiane Conrad, Engenheira, e Roberto Lopez, Gerente de Recrutamento e Staffing. Os coordenadores dos projetos beneficiados, professores Richard Thomas Lermen e Vilmar Bueno, os coordenadores dos cursos de Engenharia Mecânica, Anderson Dal Molin, Engenharia de Controle e Automação, Ademar Michels e o vice-diretor e coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Marcelo Blume, bem como os capitães dos projetos e o Relações Institucionais da FAHOR, Rui Hirt, participaram do evento. O grupo também visitou os laboratórios para conhecer a faculdade e os projetos desenvolvidos.

O Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, destacou a atuação da instituição na comunidade de Horizontina e região, bem como o potencial de seus acadêmicos, que são preparados para atuar com ética e empreendedorismo. Jesus Garrido disse que o apoio dado pela John Deere é porque a empresa acredita que este tipo de ação coopera para formar jovens para o mundo e não ter que formar o mundo para eles.

O projeto Hidro Baja tem como destaque a transmissão hidráulica e um sistema de telemetria responsável pela transmissão de dados do protótipo de um monoposto off-road para a equipe em tempo real. Já o protótipo do projeto Baja Sinuelo tem como destaques a Engenharia Experimental, o Sistema de telemetria com transmissão de dados wireless, Estrutura do produto, Sistema Kaizen e método FMEA - Modos de Falha Análise e Efeito. O Mas Báh Aerodesign é uma aeronave radiocontrolada, com conceitos modernos de aerodinâmica, desempenho, estabilidade, estrutura e eletrônica.