A Engenheira de Produção, egressa da FAHOR, Beatriz Simone Dockhorn, recentemente teve seu projeto aprovado no Programa de Internacionalização da Pós Graduação da FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. "Turismo gastronômico e valorização da produção endógena agroalimentar tradicional como uma estratégia de desenvolvimento regional em territórios de baixa densidade demográfica" é o tema do projeto que terá duração de 12 meses. O objetivo é analisar a dinâmica de territórios de baixa densidade demográfica que promovem o turismo gastronômico e a produção agroalimentar, endógena tradicional visando potencializar os aspectos socioeconômicos do desenvolvimento regional, por meio do intercâmbio de conhecimentos com pesquisadores inter e multidisciplinares entre instituições de ensino superior dos países, Brasil e Portugal, considerando que ambos possuem vastas regiões territoriais com baixa densidade demográfica, grande interesse turístico, diversidade gastronômica e valorização da produção agroalimentar endógena regional.

Participam do projeto as professoras doutoras Rut Maria Friedrich Marquetto, Vanusa Andrea Casarin, Rozelaine de Fátima Franzin e a contadora Adenise Clerici bem como os professores doutores Manuel Luis Tibério e António José Duque Pirra, de Portugal.

De acordo com Beatriz, serão realizados seminários, workshops e visitas técnicas no Brasil e em Portugal, uma missão de estudo por 30 dias para a equipe brasileira, e uma missão de trabalho por 30 dias para a equipe de estrangeiros da Universidade de UTAD-Vila Real.