Construir um veículo de alto rendimento energético para percorrer a maior distância possível com o menor gasto de combustível para participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética em São Paulo. Esta é a proposta de um grupo de acadêmicos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção da FAHOR, ao desenvolver o projeto Carro Econômico.

A equipe, denominada Ciborg, projeta o veículo de forma a maximizar a eficiência do uso da gasolina, por meio do desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. Conforme o capitão da equipe, Augusto Garbrecht, "a ideia é construir um carro que pese menos de 20 quilos, mais eficiente e menos poluente, e para isso, iremos maximizar o desempenho de todos os seus sistemas, como transmissão, aerodinâmica, alimentação do motor. Também iremos usar novas tecnologias, materiais e processos na construção do veículo, e softwares ou outros recursos computacionais para auxiliar no projeto". Garbrecht explica que, além de eficiente, o veículo terá que se encaixar às preferências do atual mercado consumidor, oferecendo, por exemplo, belo design, segurança ao piloto, e manutenção simplificada.

O próprio grupo se desafiou a trabalhar para conquistar no mínimo, a 10ª colocação na Maratona, que neste ano, realiza sua 11ª edição. Para isso, se dedicam ao projeto principalmente aos finais de semana, pois todos trabalham de dia e estudam à noite. "Não é fácil, tem que pesquisar, buscar patrocinadores, fazer testes, etc. Mas esse esforço é recompensado pelo aprendizado que conseguimos obter. Temos mais contato com a parte prática da Engenharia, vivenciado um pouco da realidade que nos aguarda futuramente", destaca.

Os integrantes do grupo, orientados pelo professor Doutor Ademar Michels, são: Augusto Marcel Garbrecht, Barbara Camila de Lima Dienstmann, Daiane Hammes, Duana Karine Flis Espanhol, Fernando Zarth, Ingrid Roberta Ludwig, Marcio Garlet, Marta Adélia Wachholz e Pablo Jozias Zuze Massmann.

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética conta com a participação de mais de 40 instituições de ensino superior de todo o país, e será realizada em novembro.