Acadêmicos da FAHOR estão expandindo seus conhecimentos por meio de intercâmbio do programa Ciências sem Fronteiras, do governo federal. A Faculdade incentiva seus estudantes a buscar o aprimoramento, experiências em outros países para conhecer novas realidades, enriquecer o currículo e colocar em prática no Brasil o aprendizado de tecnologias e recursos de países de primeiro mundo.

Mauri Beck e Rafael Secchi, da Engenharia Mecânica, por exemplo, estão na Alemanha desde agosto de 2013. Mauri está na cidade de Offenburg, já cursou aulas de alemão e disciplinas na área de projeto de automóveis, energia eólica e hidrelétrica e desenho em CAD, na Hochschule Offenburg – University of Applied Sciences. Ele diz que lá tem menos quantidade de hora/aula e dificilmente há avaliações durante o semestre. Por outro lado, o método de ensino aplicado leva em consideração que o aluno revise a matéria em casa e busque complementar o aprendizado por conta própria. Ao final do semestre é aplicada uma prova, com duração de 90 minutos, com a nota correspondendo a nota final da matéria. Atualmente Mauri faz estágio na MTU-Friedrichshafen, empresa pertencente a Rolls-Royce Power Systems AG, responsável por produzir motores a diesel e turbinas para aplicação em máquinas agrícolas, de construção, mineração, barcos, locomotivas, geradores de energia elétrica, além das mais diversas aplicações possíveis. "Está sendo uma experiência fantástica poder conhecer um pouco mais da indústria alemã, principalmente estando na área de manufatura" afirma. O futuro engenheiro mecânico diz que há muitos contrastes entre o Brasil e a Alemanha principalmente em educação, infraestrutura de transportes e oportunidades, tanto de qualificação profissional quanto de ofertas de emprego, com grandes vantagens para o país onde reside, e destaca: "Realmente ainda temos muito o que aprimorar em nosso país, mas eu acredito que chegaremos lá". Mauri retorna ao Brasil no mês de agosto para finalizar seus estudos na FAHOR e pretende ficar no país para aplicar o que aprendeu durante o período de intercâmbio.

Já Rafael Secchi, está fazendo seu intercâmbio na Universidade Ruhr-Universität Bochum (RUB), no estado de North Rhine-Westphalia, região mais industrializada da Alemanha. Ele cursou disciplinas de língua alemã e língua inglesa, disciplina de Regenerative Energien. Além disso, participou de inúmeras atividades de intercâmbio, como viagens de estudo em diversas cidades para conhecer a cultura e a história do país. Secchi conta: "A experiência é ímpar, quem quer sair da sua zona de conforto e gosta de desafio, o intercâmbio sem dúvida é a melhor coisa a fazer. Saber mais sobre a cultura também para ver os pontos positivos e negativos, ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre seu país, acaba quebrando vários estereótipos, pois muitas vezes se julga uma cultura sem conhecê-la o suficiente. Tudo isso poderei utilizar em minha vida profissional, pois a maioria das empresas, instituições de ensino e países, está se projetando a nível global, então acho que será válido esse conhecimento para poder trabalhar num posto que utilizar toda essa dinâmica". Rafael disse que provavelmente fará seu projeto de conclusão de curso na Alemanha, com orientação do professor orientador da FAHOR e que o tema será na área de energias renováveis, já que naquele país todos os mercados tem esse pilar como direcionamento.