A SAE Brasil, Sociedade Brasileira da Mobilidade, promoveu nos dias 19 e 20 de julho na Faculdade Horizontina curso sobre a utilização de um Software para Cálculo de Transmissões. O curso, no dia 19 à noite, foi oferecido exclusivamente para estudantes da FAHOR e no dia 20, durante o período diurno, para associados da SAE Brasil, sendo ministrado pelas Engenheiras Fernanda Mello e Roberta Gianolla.

Este curso, que teve grande sucesso, é promovido pela seção Porto Alegre da SAE Brasil que tem como Diretor Regional de Eventos, Comunicação e Marketing o Engenheiro da John Deere Daniel Zacher que também é professor da Faculdade Horizontina.

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então, a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 3,7 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia do Brasil.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright e tem se constituído, em seus 100 anos de existência, em uma das principais fontes de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e 90 mil sócios distribuídos em 93 países.

Entre os eventos promovidos anualmente pela SAE Brasil, além do Congresso destacam-se aqueles direcionados para estudantes: Aero Design, Fórmula SAE, Mini Baja, e Mini Baja USA. Neste ano a FAHOR estará participando do evento Mini Baja da SAE com um protótipo que vem sendo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.