O dia 13 de setembro de 2006 ficará marcado na história de Horizontina pelo passo importante que a Prefeitura Municipal e a Faculdade Horizontina deram ao celebrarem o convênio, autorizado pela Câmara Municipal, de uso por parte da FAHOR da área do Horto Municipal.

Durante a tarde estiveram reunidos na área do Horto Municipal, além do Prefeito Municipal Dr. João de Oliveira Borges, do Diretor da Faculdade Horizontina e do CFJL, Sedelmo Desbessel, do Presidente do Conselho de Ensino do CFJL e FAHOR, Romeu Engler, autoridades da Prefeitura Municipal e representantes da FAHOR e do Colégio Frederico Jorge Logemann, para oficializarem o repasse da área do Horto Municipal à FAHOR, que assume o compromisso de promover, além da revitalização daquele espaço, projetos de cunho ambiental.

A assinatura do convênio foi efetivada pelo Prefeito Municipal João de Oliveira Borges e pelo Diretor da Faculdade Horizontina, Sedelmo Desbessel, tendo por testemunhas o professor Cesar Mantovani e o Sr. Silvano Hirt. A promoção desse ato oficial junto ao Horto proporcionou a oportunidade de se constatar o completo estado de abandono em que se encontra o local, cujo patrimônio foi dilapidado logo após a sua desativação.

Na oportunidade pronunciaram-se o Vice Diretor de Ensino Superior da Faculdade Horizontina, Cesar Mantovani, falando sobre os planos e projetos idealizados para a área, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, enaltecendo a importância do momento e fazendo um resgate histórico do processo de entendimentos até se chegar ao convenio ora firmado, e o Prefeito João de Oliveira Borges, que falou dos desafios que deverão ser enfrentados, ressaltando a disposição da municipalidade em colaborar para que se tenha sucesso nesse empreendimento.

Essa iniciativa, onde uma instituição pública, consciente das dificuldades de manter uma atividade, repassa a outra entidade, no caso à uma Instituição de Ensino, para que desenvolva projetos importantes que beneficiem a comunidade, com certeza é um exemplo a ser seguido.