No dia 06 de Outubro, foi apresentado o resultado da pesquisa sobre a Viabilidade Econômica de uma Cooperativa de Segurança, na cidade de Horizontina. Esta pesquisa foi realizada por solicitação de um grupo de pessoas com qualificação na área de segurança. A pesquisa foi coordenada pela Professora Cátia R. Felden e com a vice-coordenação da Professora Cíntia M. Bender. Participaram desta pesquisa os alunos Cristiano Burin, Diovana Link, Magali Wolfart, Silvane Puhl e Taline Bohnen.

A construção do projeto passou primeiramente pela pesquisa bibliográfica sobre legislação tributária, fiscal, social, aspectos gerais do cooperativismo, análise do mercado, levantamento dos custos operacionais, pesquisa sobre financiamentos disponíveis (capital de terceiros), cálculo do PRK, VPL e TIR, análise do fluxo econômico e fluxo de caixa. Na segunda etapa, após ser realizada a pesquisa de mercado, foi desenvolvido o cálculo da receita operacional. Depois de estimada a receita operacional partiu-se para a elaboração do PRK, VPL e TIR.

A pesquisa de mercado demonstrou que os serviços da cooperativa de vigilância serão contratados por empresas de médio e grande porte, pois estas, além de demonstrarem interesse, possuem disponibilidades financeiras para investir na contratação dos serviços. A pesquisa de mercado revelou também um nicho de mercado que deve ser explorado: o usuário de três horas diárias de vigilância.

O estudo de viabilidade econômica demonstrou que, mantidas as constantes – receita e custos –, o período de retorno do capital será de quatro anos. A taxa interna de retorno encontrada, que expressa a rentabilidade do projeto foi de 44,27%. A renda líquida da cooperativa de vigilância representa 4, 94% da sua receita operacional bruta.

Verificou-se, neste estudo, que as cooperativas têm como objetivo aglutinar pessoas que, através do seu trabalho atuam de forma coletiva e integrada, adquirem condições de conquistar espaços dentro da economia globalizada e competitiva. Destaca-se ainda que, além deste projeto ter demonstrado ser viável economicamente, também possui ganhos sociais, pois uma cooperativa promove o crescimento de seus associados, gera empregos, e conseqüentemente contribui para o desenvolvimento da sociedade onde está localizada.

Este estudo, além de contribuir para a implantação da cooperativa, que nos próximos dias estará atuando na cidade, também visou contribuir significativamente para a pesquisa científica, na medida em que possibilitou aos alunos do curso de economia um alinhamento entre questões teóricas e práticas.