A professora Jaqueline Nogueira de Sá, Coordenadora do curso de Ciências Econômicas da FAHOR, escreveu um artigo publicado na Nossa Revista, de Três de Maio, edição outubro/novembro de 2015. No texto "Aonde vamos parar?", ela fala sobre a situação financeira atual do país e a relação com o profissional economista.
"Como economistas, a situação do país está ótima, pois são em momentos como esse que a nossa profissão fica em evidência e o profissional torna-se bastante requisitado para o mercado de trabalho, seja para prestar consultorias econômicas, traçar conjunturas, rever expectativas, equilibrar o orçamento das empresas, famílias e/ou governo, seja para conceder entrevistas e pareces a respeito da atual situação e da questão que "fica martelando" na cabeça das pessoas: aonde vamos chegar? Porém, aí reside um equívoco. Como ocorre com a nossa saúde física, não devemos deixar a doença chegar a um estágio gravíssimo para procurar um médico. Devemos sim é fazer check ups regulares e tratamentos preventivos de forma a evitar males maiores, muitas vezes incuráveis, dependendo do estágio que deixamos atingir. Com a saúde financeira e econômica de um país, de uma empresa, de uma família, a regra é a mesma. (...)"
Jaqueline fala da importância de se antecipar aos problemas e realizar planejamento financeiro e sobre a necessidade de um diagnóstico para traçar políticas públicas e outras metas para superar o momento de crise. "Tais políticas precisam atingir tanto as causas conjunturais – controle da elevação dos preços, dos juros, do câmbio – quanto as estruturais – reformas institucionais de cunho político e tributário, prioritariamente".
Leia o artigo completo clicando no arquivo abaixo: