Olá sou o Chrysttian e atualmente resido em Tuparendi – RS. Curso o 8º semestre de Engenharia Química. Buscando novas experiências para expansão dos conhecimentos, procurei uma maneira mais prática para aprender um novo idioma, com isso, em fevereiro de 2020 surgiu a oportunidade de participar de um intercâmbio voluntário, através da Workaway (site em que podem ser encontrados voluntariados em diversos países), lá é utilizado o método de “Exchange”, que é uma troca, você pode trabalhar para uma ONG ou pessoa em troca de refeições e acomodações.  

Na minha primeira experiência como voluntário, fiquei na casa da Bárbara. Trabalhei em um projeto relacionado a construção civil, eram dois domos (casa) de madeira, que seriam os novos quartos. Nesse lugar havia pessoas de 9 países diferentes (primeiras fotos). Acho importante ressaltar que quando eu cheguei lá não sabia nada de espanhol, portanto tinha que ouvir em espanhol, pensar em português e falar em inglês. Fiquei de duas a três semanas por ali e aprendi a me comunicar em espanhol para conseguir me deslocar pelo país. 

Nessa mesma viagem, trabalhei em uma fazenda de mais de 36 hectares com mais de 11 mil árvores frutíferas, onde todos os alimentos consumidos eram 100% orgânicos. Nessa ocasião provei as melhores comidas, feitas por uma família alemã. Também fiquei na casa da Vivi onde ajudei a construir uma casa ecológica feita de barro, junto com pessoas de diversos países da América Latina. A partir daí foi necessário falar somente em espanhol, praticamos todos os idiomas possíveis, desde espanhol, francês, italiano e português sempre um ajudando o outro.

Fiquei quatro meses no Uruguai, trabalhando, conhecendo as praias, lagos, as belezas do interior do país e trocando conhecimentos com diferentes pessoas e culturas. Após essa experiência, posso dizer que hoje, sou fluente em espanhol, inglês e aprendi algumas palavras em italiano, francês e alemão. Com essa viagem pude perceber como o povo Uruguaio é acolhedor e bem parecido com os gaúchos. São culturas semelhantes, mas que se relacionam muito na tradição. 

Se você busca uma maneira diferente de aprender uma nova língua e quer sair da sua zona de conforto, existem muitos intercâmbios voluntários que podem lhe proporcionar essas experiências. A partir deles, você pode se engajar em uma causa e ajudar pessoas ou ONGs que necessitam. Além de fazer o bem, você aprende um idioma novo, conhece pessoas, culturas e lugares diferentes, um intercâmbio cultural e pessoal. 

004 02

004 01

004 03

004 04

004 05

004 06